Climatério e Menopausa

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

Climatério é o período de vida da mulher que tem como características principais a redução/esgotamento da capacidade reprodutiva e a diminuição da produção de hormônios (estrogênio, progesterona, testosterona) pelos ovários.

É uma fase biológica que tem início por volta dos 40 anos e se estende até, aproximadamente, os 65 anos de idade, sendo caracterizada por profundas mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar e ocupacional, que podem reduzir a qualidade de vida da mulher.

O principal marco do climatério é a menopausa, definida como a última menstruação da mulher. Sua confirmação é feita de forma retroativa, após 12 meses consecutivos sem menstruar.

Sintomas variados podem ocorrer neste período, mas o que mais frequentemente leva à busca dos serviços de saúde é a presença de fogachos ou ondas de calor – um marcador da baixa do estrogênio.

Outras queixas também importantes são o ressecamento vaginal, mudanças psicológicas, alterações do humor, sexuais, dores articulares e disfunções urinárias. Somente 25% das mulheres não percebem os sintomas climatéricos.

A abordagem da mulher no climatério deve ser holística, humanizada e personalizada, considerando as particularidades do seu quadro clínico e a sua condição emocional.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_da_mulher

×